Memória da Capoeira

Encontro da Memória da Capoeira Angola do Rio de Janeiro

Apresentação/Justificativa:

Capoeira Rio de JaneiroA partir da década de 1970, com a chegada no Rio de Janeiro de Pedro Moraes Trindade, mestre baiano que viera de Salvador, a capoeira angola encontrou grande difusão não apenas na cidade, mas também no Grande Rio, em particular nos municípios da Baixada Fluminense como Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Esse movimento culminou na criação do Grupo de Capoeira Angola Pelourinho (GCAP) e na formação de importantes mestres que se tornaram referências internacionais da arte. São eles: mestres Braga, José Carlos, Neco Pelourinho, Marco Aurélio e Cobra Mansa. Depois destes, outros surgiriam, como os mestres Angolinha, Rogério, Mano, Armandinho, Edison, Lumumba, Pedrinho, Brinco, Carlão, entre outros.

Passados quarenta anos do início do movimento de difusão da capoeira angola no Rio de Janeiro, é chegada a hora de reunir os principais mestres que participaram desta história. Este é o mote principal do evento Memória da Capoeira Angola no Rio de Janeiro, que acontecerá entre os dias 07 e 09 de outubro de 2011, coordenado pelo Mestre José Carlos.

Antigos MestresTrata-se de uma festa de confraternização e homenagem à memória da capoeira angola no Rio de Janeiro. A idéia é também homenagear os mestres que começaram a escrever esse movimento. Uma vez que serão homenageados, é imprescindível a participação deles nessa confraternização.

Ao contrário de outros eventos que possuem programação definida, repleta de palestras, oficinas de ritmo e movimento, o encontro intitulado Memória da Capoeira Angola no Rio de Janeiro pretende deixar os mestres livres para decidirem como aproveitar seu “lazer” e “vadiação”. Em relação ao evento em si, o único momento definido é o da roda, que acontecerá espontaneamente, pois é certo que será da vontade de todos que haja uma roda nessa reunião da nata da capoeiragem.

Com isso, ficará fortalecida a idéia de que os mestres estão livres de qualquer compromisso de ministrar oficinas. O evento Memória da Capoeira Angola no Rio de Janeiro é mesmo um momento de homenagem/agradecimento aos mestres que foram fundamentais para difusão da capoeira angola no Rio de Janeiro.

Objetivo:

O objetivo principal do evento é reunir os mestres que foram os protagonistas da difusão da capoeira angola no Rio de Janeiro. Dessa maneira, as novas gerações de contra-mestres, trenéis e alunos herdeiros desta tradição vão ter oportunidade de conhecer aqueles que deram início a esta história.

Como não há comprometimento com trabalho por parte dos mestres, já que o evento se configura como um momento de encontro, lazer e vadiação, será oferecido aos mestres que se encontram fora do Rio de Janeiro apenas o custeio de suas passagens aéreas.

Mais informações:
Tel: 21 3770.7256 | cel: 21 9876.9915
[email protected]

%d blogueiros gostam disto: